Extensões maliciosas hospedadas na Chrome Web Store ‘roubam’ contas do Facebook

Extensões maliciosas hospedadas na Chrome Web Store ‘roubam’ contas do Facebook

29 de março de 2012 21:26 Nenhum comentário

A empresa de segurança online Kaspersky reportou ter encontrado diversas extensões maliciosas na Chrome Web Store que tem o objetivo de roubarem informações dos usuários prometendo informações como o nome dos usuários que visitaram o perfil de uma determinada pessoa. Segundo a empresa, as extensões acabam enviando mensagens aos amigos das vítimas recomendando o download delas, além de curtirem páginas sem o consentimento dos usuários afetados.

De acordo com a empresa, recentemente, houve um aumento impressionante no número de ataques originados do Brasil. Segundo as informações divulgadas, dois fatores explicam o crescimento dos golpes a partir do país: a dominação do Chrome, que ultrapassou o Internet Explorer em número de usuários, e o crescimento do Facebook, que passou a ser o serviço social mais utilizado aqui.

Vejo duas questões bem distintas nesse problema e que devem ser atacadas o mais rapidamente possível:

  1. a falta de um controle de qualidade, por parte do Google, nos complementos hospedados no site oficial do Chrome. Isso faz com que o usuário se sinta seguro ao instalar uma extensão da Chrome Web Store e acabe se infectando com complementos maliciosos;
  2. a inocência (para não dizer burrice) dos usuários que acreditam que uma simples extensão pode dar, a eles, uma informação que a própria rede social não oferece.

Sobre a primeira questão, obviamente que caberá, ao Google, tomar medidas para impedir que os usuários do seu navegador sejam colocados em risco. De nada adianta a empresa excluir rapidamente as extensões após denúncias serem feitas, se parte dos usuários já foi infectada.

Sobre a segunda questão, só resta esperar e torcer para que os usuários se conscientizem que há coisas que não caem do céu e que não há como burlar algumas regras dos serviços sociais. Infelizmente, enquanto os usuários não levarem a segurança de suas contas a sério, problemas como estes ocorrerão muitas e muitas vezes mais.

Fonte: ZDNet

Processando a tua solicitao. Aguarde por favor...