Google Chrome: as minhas extensões favoritas

Google Chrome: as minhas extensões favoritas

26 de julho de 2011 9:52 8 comentários

Sempre que publico, no Google Discovery, um artigo onde haja uma captura de tela do meu Google Chrome, vários leitores me perguntam quais extensões eu utilizo no navegador. Para não ter que ficar respondendo individualmente, achei por bem escrever este post, no qual detalharei todas as extensões utilizadas por mim no dia a dia.

Assim, a partir deste ponto, abordarei todas as extensões, divulgando os seus nomes, links e fazendo uma breve descrição das suas funções e como elas me ajudam ao longo do dia. ;)

goo.gl URL Shortener – Se você usa o encurtador de URLs do Google, o goo.gl, esta extensão é indispensável. Além de permitir que todas as URLs encurtadas sejam armazenadas no histórico do goo.gl (requer autorização para acessar a Google Account), com um simples clique, o usuários encurta e armazena o endereço encurtado na área de transferência do computador. Caso o usuário queira, também pode ter acesso ao QR Code gerado da URL encurtada.

Verificador de mensagens do Google – Com esta extensão oficial do Google, o usuário pode acompanhar a contagem de mensagens não lidas em sua Caixa de entrada do Gmail. Através das configurações, ela pode ser utilizada com o Google Apps. Ao clicar no ícone da extensão, o Gmail é carregado em uma nova guia.

Notificador do Google Reader (do Google) – Com a mesma funcionalidade da anterior, esta extensão, também oficial do Google, permite que os usuários do Google Reader acompanhem, através do ícone ao lado da omnibox, quantos itens não lidos há no serviço de leitura de feeds do Google. Ela permite que o usuário defina o que acontece ao clicar no ícone (abrir o GReader em um pop-up ou em uma nova guia) e com qual periodicidade a extensão verificará a existência de novos itens. Possui um limite de 1.000 itens não lidos. Caso haja mais, o contador ficará travado em 1.000.

Picasa Extension (by Google) – Talvez uma das mais simples, mas não menos interessante, esta extensão, também oficial, permite que o usuário acesse, com poucos cliques, qualquer um de seus álbuns no Picasa web, além de permitir acompanhar, em um pop-up, os comentários que as suas imagens/fotos receberem.

Notifier for Google Wave – Apesar de não ser oficial, esta extensão tinha uma importância ímpar para mim nos bons tempos do Google Wave. Desempenhando uma função muito similar a da extensão do Google Reader, ao clicar em seu ícone, ela passa a exibir todas as waves que contém itens não lidos, permitindo que o usuário fique atento às novidades sem ter que ficar acessando o Wave ou com mais uma guia aberta o dia todo.

Chrome for a Cause – Lançada em meados de dezembro de 2010, esta extensão tinha, como intuito, fazer doações para várias instituições de caridade ao redor do mundo. O internauta participava sem muito esforço, bastava utilizar o Chrome normalmente e, conforme as guias eram abertas e fechadas, pontos eram adquiridos. Apesar de seu uso ter sido por um período pré-definido, como o Google pode resolver usá-la novamente, achei por bem não desativá-la ou exclui-la. Para mais informações sobre ela, acesse este post do GD.

Webpage Screenshot – Quem me segue no Twitter, sabe que vivo publicando, no TwitPic, capturas das páginas por onde navego. Para facilitar a minha vida, utilizo esta extensão, que permite que eu capture toda uma página ou apenas a área visível. Infelizmente ela tem um pequeno grande problema quando a página conta com vídeos do YouTube incorporados. No lugar do vídeo, fica apenas um quadrado preto. :(

Google Calendar (by Google) – Também oficial, esta extensão funciona de maneira muito parecida com a do Google Reader, Picasa web e Wave. Ao clicar no ícone dela, um pop-up é carregado com todos os próximos compromissos do usuários. Sem sombra de dúvidas, muito mais prático do que ter que ficar acessando o Google Calendar para verificar os seus compromissos.

Respostas e mais para o Google+ – Se você usa o Google+, certamente vai adorar esta extensão. Dentre outras coisas, ela fixa, no topo, a barra de notificação do G+, fazendo com que, independente do quanto role a página para baixo, o usuário sempre saberá quantas notificações recebeu, além de poder compartilhar o conteúdo diretamente da barra. Além disso, o usuário pode adicionar um botão de responder, facilitando na hora de mencionar alguém no serviço. Na imagem abaixo, vocês podem verificar todas as funcionalidades da extensão.

unProtector – Sabe quando você quer fazer download de algum arquivo e aparece aquela droga de página pedindo o número do seu celular para concluir o download? Pois é, esta extensão engana o sistema de bloqueio dos sites e permite, de maneira super fácil e rápida, que o usuário baixe o arquivo que tanto quer. Esta extensão foi uma dica do amigo José Márcio.

Web Clipboard (by Google) – Em fevereiro do ano passado, o Google adicionou, ao Google Docs, a possibilidade de se copiar qualquer conteúdo dos arquivos de texto, apresentações e planilhas para a nuvem, permitindo que tais informações fossem acessadas pelos outros aplicativos da suíte. Com esta extensão, o usuário não fica mais amarrado às aplicações do Google Docs e, com um simples clique com o botão direito do mouse, passa a poder copiar textos e imagens de qualquer site para a área de transferência do Google. Assim, após copiar tudo o que quiser, basta acessar o editor de texto do GDocs e começar a colar as informações. Para mais informações sobre a área de transferência na nuvem, recomendo a leitura deste post do GD.

E aí, o que vocês acharam da minha coleção de extensões? Aproveitem os comentários e fiquem à vontade para postar as suas extensões favoritas também! ;)