A instabilidade do Blogger e de seus usuários

A instabilidade do Blogger e de seus usuários

13 de maio de 2011 10:22 13 comentários

Como muitos devem saber, na madrugada de quarta para quinta, o Blogger, serviço de hospedagens de blogs do Google, entrou em manutenção. Mas, o que deveria ter durado apenas uma hora, acabou ganhando um desdobramento não muito interessante para a empresa, tampouco para seus usuários.

Durante todo o dia de ontem, o serviço ficou extremamente instável, inclusive ficando inacessível em alguns momentos. Além da indisponibilidade, os usuários começaram a notar o sumiço de posts e comentários publicados no dia de ontem.

No fórum de ajuda em inglês do serviço, a equipe criou um tópico, onde explicou o ocorrido. Segundo o comunicado, após a atualização programada, detectaram um problema no serviço e, assim, decidiram por voltar uma cópia de segurança. Ao recuperar o backup, obviamente todas as postagens e comentários feitos na quinta-feira sumira. Mas, ainda de acordo com o post, todas as informações dos usuários serão recuperadas.

Mesmo com o meu blog estando hospedado em servidor próprio e fazendo uso do WordPress, me solidarizo com os proprietários de blogs do Blogger. Imagino o quão complicado deve ser àqueles que têm blogs de notícias e, assim, precisam atualizá-los durante todo o dia. Há aqueles que utilizam os blogs, também, para divulgar os seus trabalhos.

O que mais está me impressionando, neste caso, não é nem o tempo decorrido desde o início da instabilidade. O que me impressiona, na verdade, é a falta de consideração e respeito que os usuários afetados tem com a empresa e seus funcionários.

Abaixo, destacarei algumas respostas deixadas no tópico aberto por Camila no fórum em português:

Oh meu ainda não voltou. infelizmente se continuar assim vamos acionar o ministério público não para ganhar dinheiro e sim para obter melhores respostas da parte de vocês. Pois nós compreendemos que os sistemas as vezes dão problema, mas o que incomodou a todos foi a falta de respeito na demora para RESOLVER o problema. E isso para uma empresa do porte do Google é inaceitável.

Que pena!

Muito desagradável e constrangedor para nossos assinantes. Estou tendo um prejuizo enorme, principalmente pela perda de confiança dos leitores do meu blog. Já estou me arrependendo de ter optado pelo google…

Poxa nada até agora?Que palhaçada é essa?

É Camila “ESPERAMOS QUE TUDO VOLTE AO NORMAL”, vocês esperam, mas não tem certeza, não é? Nem sabem o que está ocorrendo, ainda estão tentando descobrir. É já vi tudo…

achu que vou mudar meu blog para a plataforma wordpress.com

porque isso foi uma falta de respeito…pelo menos poderiam avisar em nossa home do blogger sobre essa atualização e dar uma estimativa REAL de quando voltaria!…

isso é inaceitavel para uma empresa tão seria e respeitada, agir de forma amadora

Estamos decepcionados com a demora, pensei que era seguro, quantas pessoas não estão sendo prejudicadas; quando vão concluir essa manutenção?

PELO JEITO A SAÍDA É MESMO O WORDPRESS, LÓGICO, DEPOIS DAS AÇÕES JUDICIAIS, POIS SE ISSO ESTIVESSE OCORRENDO NA AMÉRICA DO NORTE, ELES ESTARIAM%^#@&*&*&^%^%$.

ALGUÉM SABE QUAL O RESPECTIVO DEPARTAMENTO JURÍDICO (EM PORTUGUÊS) A QUEM EU ME POSSA DIRIGIR? SERÃO OBRIGADOS A PAGAR-NOS UMA INDEMNIZAÇÃO POR TODOS OS DANOS QUE NOS CAUSARAM PARA ALÉM DE NÃO RESPEITAREM A NOSSA PRIVACIDADE E ANDAREM A PUBLICAR AS NOSSAS IMAGENS SEM A NOSSA AUTORIZAÇÃO!

Vish, agora sumiu até a atualização do template que havia feito, alguém aí do Google precisa ser demitido ou apanhar de chinelo na cara.” o.O

Cara, isso é uma falta de consideração, não é porque o serviço é gratuito que podem abusar dessa forma, ate porque eu paguei para deixar meu blog .com, eles poderiam ao mínimo estipular uma data para retorno e que retorne as postagens também.

Gente ouvi dizer que esse é apenas um dos problemas, mas vão tirar o BLOGSPOT do ar e todos nós teremos que salvar o que quiser porque tudo será deletado. O inicio do problema foi quando não poderíamos mais modificar o layout e pensamos que fosse coisa passageira, ocorre que nos acostumamos com a idéia. Há meses que não podemos mais modificar o layout e agora não podemos mais postar. O próximo evento é abrirmos o BLOG e não encontrarmos nada.Inacreditável…

Aff Quanta imcopetencia desses funcionarios da google.Não informam nada, e as puquissimas explicações são confusas que não batem nada com nada.Existe possibilidade do meu blog voltar esse ano ainda??????

Porra Eu To Num Concurso Internacional E Nessecito Do Blogger Para Postar Meu trabalho Hoje Ou Vou Perder A Vaga Por Culpa De Voces E Da Falta de segurança De Vcs Tambem.Nessecito? Oi?

Lamentável! Ainda acredito que isso só acontece nesse país, justamente não temos leis rígidas que nos protegem de picaretagem

Sim, eu peguei apenas respostas que julgo lamentáveis. Com a educação que recebi dos meus pais, este é o tipo de conteúdo que deveria ser exceção, e não regra. Por isso, destaquei somente estes.

Depois de ler barbaridades como estas, fiquei me perguntando: o que leva um usuário, que faz uso de um serviço totalmente gratuito oferecido pelo Google, a dizer que vai processar a empresa? Por que os outros, que dizem que o WP é melhor, ainda não migraram?

E antes que alguém venha me dizer que o Blogger não é gratuito, é sim! Não é pelo fato de a empresa conseguir manter diversos serviços através do seu sistema de publicidade, que o usuário pode dizer que paga por ele. Não paga!

Eu não estou dizendo que, pelo fato de o serviço ser gratuito, os usuários não têm o direito de reclamar. Muito pelo contrário. Mas, na minha opinião, temos que ter educação até para reclamar.

Tenho convicção de que o Google está fazendo o melhor possível. Apesar de alguns usuários poderem estar sendo prejudicados, certamente ninguém está em uma situação mais delicada do que a empresa. Afinal, a credibilidade de um de seus maiores serviços está em jogo,

Assim sendo, desejo paciência à Camila, que tem que ler barbaridades em seu fórum, e determinação aos membros da equipe técnica. Em breve, teremos o Blogger de volta. ;)